segunda-feira, 30 de maio de 2011

Consequências da exploração mineira

   A exploração mineira é a causadora de poluição ambiental, alterando profundamente a paisagem da região onde está inserida.
   A extração dos recursos minerais do subsolo deve ser feita em equilíbrio com a Natureza, de forma a salvaguardar o meio ambiente para as gerações futuras.


Recursos Minerais

Os recursos minerais são concentrações de rochas e minerais que contituem a crusta terrestre.
Quando existe um interesse económico rentável para o Homem sobre estes recursos, designam-se jazidas minerais.
Os recursos minerais classificam-se em metálicos e não metálicos.
            É possível conseguir extraí-los da crusta terrestre através da actividade mineira.

Aquecimento Global

Aquifero Alter do Chão

    O Aquífero Alter do Chão é uma reserva de água subterrânea localizada sob os estados do Pará, Amapá e Amazónia. Abastece a totalidade de Santarém  e quase a totalidade de Manaus através de poços profundos. Dados iniciais revelam que sua área é de 437,5 mil km2 com espessura de 545 m. Pesquisadores da Universidade Federal do Pará desenvolvem estudos que podem revelar que o aquífero pode ser maior que o calculado inicialmente, passando inclusive a ser maior que o Aquifero Guarani. Com 86 mil quilómetros cúbicos, o aquifero poderia ser suficiente para abastecer em aproximadamente 100 vezes a população mundial.
                                             http://pt.wikipedia.org/wiki/Aqu%C3%ADfero_Alter_do_Ch%C3%A3o


Importância dos lençois freáticos

    O lençol freático é uma importante fonte de água doce para aproveitamento humano sendo, em muitos casos, a principal fonte dela. Na irrigação ocupa também papel essencial. A forma mais comum de se obter água do lençol é a abertura de poços. Uma das maiores reservas de águas subterraneas do mundo é o famoso aquífero Guarani, que ocupa o subsolo do nordeste da Argentina, centro-sudoeste do Brasil, noroeste do Uruguai e sudeste do Paraguai.  

              

Lençois freáticos


     Lençol freático (do grego phréar + atos, significa "reservatório de água", "cisterna") é o nome dado a superfície que delimita a zona de saturação da zona de aeração, abaixo da qual a água subterrânea preenche todos os espaços porosos e permeáveis das rochas ou dos solos ou ainda de ambos ao mesmo tempo.
                    

Recursos Hídricos

     Os recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso de região ou bacia.
    As terras subterrâneas são o principal reservatório de água doce disponível para os seres humanos (aproximadamente 60% da população mundial tem como principal fonte de água os lençóis freáticos ou subterrâneos).



segunda-feira, 9 de maio de 2011

Exploração dos Recursos Geológicos

- O clarke e a concentração média de um elemento na crusta terrestre e exprime-se geralmente em partes por milhão (ppm).
- A ganga parte nao aproveitavel que acompanha o minério extraído dos jazigos.
- Os Jazigos Minerais são acumulações ou concentrações locais de rochas e minerais úteis e que podem ser exploradas pelo Homem.
- Um Minério é qualquer mineral explorado para um fim utilitário.
- Uma mina, é o local de exploração do jazigo mineral.

E. - S.


http://www.slideshare.net/nunocorreia/recursos-geolgicos

http://domingos.home.sapo.pt/jazigos_1.html

Recursos Geológicos

Os recursos geológicos são bens naturais existentes na crosta terrestre e que podem ser extraídos e utilizados em beneficio do Homem. Esses recursos podem ser divididos em renováveis e não renováveis.

- Os recursos renováveis são gerados na natureza a uma taxa igual ou superior daquela que são consumidos; - Os recursos nao renováveis são gerados na natureza a um ritmo muito mais lento do que aquele a que são consumidos pelo Homem e que assim, acabarão por se esgotar.

É importante referir que os recursos geológicos não são renováveis, com excepção da água e do calor interno da Terra.

E. - S.

 




segunda-feira, 21 de março de 2011


Evolução da espécie humana






         Os neandertais estavam adaptados ao clima frio, como se infere do seu grande cérebro e nariz curto mas largo e volumoso. Estas características são postas em destaque pela selecção natural nos climas frios, sendo também observadas nas modernas populações sub-árticas. Seus cérebros eram aproximadamente 10% maiores em volume que os dos humanos modernos. Em média, os neandertais tinham cerca de 1,65 m de altura e eram muito musculosos.
    Alguns autores, baseando-se, por exemplo, na descoberta de um fóssil de um menino de quatro anos conhecido como o "menino de lapedo", em Vale do Lapedo, Portugal, crêem que está provada a ligação e cruzamento do homem moderno com o "Homo sapiens neanderthalensis".

Crânio do Homem de Neandertal



Mudanças ambientais e evolução da espécie humana

A transgressão marinha é um processo geológico em que o nível do mar sobe em relação ao solo e se move em direção à orla superior do solo, resultando em inundações, ou seja, é o avanço dos mares sobre as terras emersas, gerando uma consequente elevação do nível do mar.


O oposto da transgressão marinha é a regressão marinha em que o nível do mar diminui em relação à terra.


Transgressões e regressões podem ser causadas por eventos tectónicos, por alterações climáticas graves, como as eras glaciais ou ajustes isostáticos após a remoção do gelo ou a carga de sedimentos.




O homem de neandertal

    O homem-de-neandertal  é uma espécie extinta, fóssil, do gênero Homo que habitou a europa e partes do oeste da Ásia, de cerca de 300 000 anos atrás até aproximadamente 29 000 anos atrás , tendo coexistido com os Homo Sapiens. Alguns autores, no entanto, consideram os homens-de-neandertal e os Homens subespécies do Homo sapiens (nesse caso, Homo sapiens neanderthalensis e Homo sapiens sapiens, respectivamente).

Os primeiros hominídeos

     O Australopithecus é o mais antigo hominídeo conhecido. Os seus antepassados são desconhecidos, além disso, não se sabe quando ocorreu a separação dos hominídeos e dos Pongidae, tornando-se independente. Alguns fosséis dos australopithecus foram encontrados em África. Pesquisas recentes revelam que os primeiros hominídeos viveram entre 7 e 1,2 milhões de anos atrás.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

       Estas actividades como a elaboração do esboço topográfico são uma boa forma de cativar os alunos. São uma forma interessante de leccionar a matéria.

Carta topográfica

    As cartas topográficas são a base de suporte de outras cartas e contêm dois tipos de informação: o traçado dos cursos de água e das estradas e caminhos, a localização dos bosques, edifícios, etc.; e o traçado do relevo.  As cartas topográficas têm uma finalidade essencialmente prática e devem permitir uma leitura clara e rápida de todos os elementos visíveis na paisagem, e possibilitar a medição precisa de ângulos, distâncias, desnivelamentos e superfícies.

                                                                                                           http://www.infopedia.pt/$carta-topografica

Curva de nível

       Uma curva de nível caracteriza-se como uma linha imaginária que une todos os pontos de igual altitude de uma região representada. Chama-se "curva" pois normalmente a linha que resulta do estudo das altitudes de um terreno são em geral manifestadas por curvas.
                 
                   http://pt.wikipedia.org/wiki/Curva_de_n%C3%ADvel
                                                                                                                                          S.C.

A carta geológica

        A carta geológica é um documento científico e técnico onde se encontram sintetizadas, sobre um fundo topográfico, informações relativas aos materiais rochosos e aos fenómeno geológicos que ocorrem na região que se encontra abrangida pela respectiva carta.